Em “Por uma cultura da Infância: metodologias de pesquisa com crianças” o capítulo 4 de autoria de Marcia Gobbi aponta os instrumentos para pesquisa com crianças pequenas. Em relação ao desenho infantil, é correto afirmar que
os estudos dos desenhos é um elemento restrito de investigação mesmo dialogando com diferentes áreas do conhecimento, o que traz inexpressivo número de interlocutores para manter o leque de possibilidades.
embora constante na rotina de crianças e professoras, não recolhe olhares preocupados, ora os desenhos são enquadrados e formatados, ora são oferecidos como ocupação para o tempo livre entre atividades escolares tidas como mais importantes.
o desenho da criança pequena e seu caráter subjetivo e não figurativo sobre como crianças pequenas percebem o mundo no qual estão inseridas.
parte do princípio de que nós adultos tenhamos um conhecimento vasto e ouvimos as crianças pequenas porque as enxergamos como adultos em formação.
o desenho é oferecido como instrumento de avaliação, num espaço de enxergar as crianças pequenas dentro dos padrões de normalidade social.
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br