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#1008097
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questão 1
simulado
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Português
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Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2019
•
VUNESP
•
Prefeitura de Osasco - SP
•
Oficial Administrativo
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Leia o texto para responder à questão.
Vão-livre do Masp vira casa para crianças e adultos.
Deitado sobre um colchão, Hippierre Freitas, 34, estica o pescoço para ver as horas. Da sua cama improvisada no meio do vão-livre do Masp, ele avista um dos relógios eletrônicos da avenida Paulista e se situa no horário. “É meu relógio particular”, diz ele, enfiado debaixo de uma pilha de cobertores. O mesmo colchão serve de “habitação” para a vira-lata Maloqueira, a única distração capaz de mobilizar a atenção do grupo de dez meninos, que também têm como casa o espaço entre os famosos pilares vermelhos da construção de Lina Bo Bardi.
Em comum, histórias de agressão, de desestruturação familiar, conflitos na comunidade onde vivem ou ameaças são o que mantém crianças e adultos longe de casa, de acordo com a Secretaria de Assistência Social.
Viver nas ruas para fugir de conflitos familiares não é exclusividade das crianças. Há 13 anos vivendo nas calçadas da Paulista, Thiago Rodrigo Simões, 29, conta que tem casa e família no extremo da zona leste da capital, mas mantém a rotina de alternar duas semanas dormindo no chão do vão-livre do Masp com uma semana em que volta para casa “para tomar banho e trocar de roupa.” Eles aqui na rua são a minha família de verdade, me sinto mais confortável aqui do que na minha casa. Tenho um estilo aventureiro”, diz ele, que divide o colchão com Hippierre e a cachorra.
Sobre a escolha do vão-livre para se instalar, Thiago cita a segurança como principal atrativo. “Aqui tem muitas câmeras. Se eu der alguma coisa na sua mão, os policiais ali já ficam ligados”, diz ele apontando uma base da Polícia Militar instalada no outro lado da avenida, em frente ao Parque Trianon.
Enquanto isso, uma equipe do museu montava um palco a poucos metros do colchão para uma atração musical. “Agora vou ver um show de graça sem nem sair da minha cama”, diz Thiago. “O vão, como o próprio nome diz, é livre, e deve ser ocupado.”
(
Folha de S. Paulo
, 09.06.2019. Adaptado)
Após a leitura do texto, conclui-se que
A
o Masp é um espaço de acolhida de pessoas vulneráveis, instituído legalmente pelas autoridades.
B
a diretoria do Masp permitiu que moradores de rua se instalassem no vão-livre, durante os eventos.
C
a Polícia Militar e a equipe do museu pertencem a uma classe social oposta à de Hippierre e Thiago.
D
a Secretaria de Assistência Social desconhece as dificuldades da vida das crianças que moram na rua.
E
a convivência entre Hippierre e as crianças, no vão-livre do museu, é de conflito e de desavenças.
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Leia o texto para responder à questão.
Vão-livre do Masp vira casa para crianças e adultos.
Deitado sobre um colchão, Hippierre Freitas, 34, estica o pescoço para ver as horas. Da sua cama improvisada no meio do vão-livre do Masp, ele avista um dos relógios eletrônicos da avenida Paulista e se situa no horário. “É meu relógio particular”, diz ele, enfiado debaixo de uma pilha de cobertores. O mesmo colchão serve de “habitação” para a vira-lata Maloqueira, a única distração capaz de mobilizar a atenção do grupo de dez meninos, que também têm como casa o espaço entre os famosos pilares vermelhos da construção de Lina Bo Bardi.
Em comum, histórias de agressão, de desestruturação familiar, conflitos na comunidade onde vivem ou ameaças são o que mantém crianças e adultos longe de casa, de acordo com a Secretaria de Assistência Social.
Viver nas ruas para fugir de conflitos familiares não é exclusividade das crianças. Há 13 anos vivendo nas calçadas da Paulista, Thiago Rodrigo Simões, 29, conta que tem casa e família no extremo da zona leste da capital, mas mantém a rotina de alternar duas semanas dormindo no chão do vão-livre do Masp com uma semana em que volta para casa “para tomar banho e trocar de roupa.” Eles aqui na rua são a minha família de verdade, me sinto mais confortável aqui do que na minha casa. Tenho um estilo aventureiro”, diz ele, que divide o colchão com Hippierre e a cachorra.
Sobre a escolha do vão-livre para se instalar, Thiago cita a segurança como principal atrativo. “Aqui tem muitas câmeras. Se eu der alguma coisa na sua mão, os policiais ali já ficam ligados”, diz ele apontando uma base da Polícia Militar instalada no outro lado da avenida, em frente ao Parque Trianon.
Enquanto isso, uma equipe do museu montava um palco a poucos metros do colchão para uma atração musical. “Agora vou ver um show de graça sem nem sair da minha cama”, diz Thiago. “O vão, como o próprio nome diz, é livre, e deve ser ocupado.”
(
Folha de S. Paulo
, 09.06.2019. Adaptado)
Pode-se afirmar, corretamente, que Hippierre e Thiago
A
optaram por morar na rua porque seus familiares implicavam muito com eles.
B
tinham dificuldades em estabelecer laços afetivos com as crianças da própria família.
C
preferiram ficar próximos da Secretaria de Assistência Social.
D
concluíram que conviver com crianças é melhor que se submeter às regras familiares.
E
escolheram morar na rua para escapar dos desajustes e conflitos familiares.
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Leia o texto para responder à questão.
Vão-livre do Masp vira casa para crianças e adultos.
Deitado sobre um colchão, Hippierre Freitas, 34, estica o pescoço para ver as horas. Da sua cama improvisada no meio do vão-livre do Masp, ele avista um dos relógios eletrônicos da avenida Paulista e se situa no horário. “É meu relógio particular”, diz ele, enfiado debaixo de uma pilha de cobertores. O mesmo colchão serve de “habitação” para a vira-lata Maloqueira, a única distração capaz de mobilizar a atenção do grupo de dez meninos, que também têm como casa o espaço entre os famosos pilares vermelhos da construção de Lina Bo Bardi.
Em comum, histórias de agressão, de desestruturação familiar, conflitos na comunidade onde vivem ou ameaças são o que mantém crianças e adultos longe de casa, de acordo com a Secretaria de Assistência Social.
Viver nas ruas para fugir de conflitos familiares não é exclusividade das crianças. Há 13 anos vivendo nas calçadas da Paulista, Thiago Rodrigo Simões, 29, conta que tem casa e família no extremo da zona leste da capital, mas mantém a rotina de alternar duas semanas dormindo no chão do vão-livre do Masp com uma semana em que volta para casa “para tomar banho e trocar de roupa.” Eles aqui na rua são a minha família de verdade, me sinto mais confortável aqui do que na minha casa. Tenho um estilo aventureiro”, diz ele, que divide o colchão com Hippierre e a cachorra.
Sobre a escolha do vão-livre para se instalar, Thiago cita a segurança como principal atrativo. “Aqui tem muitas câmeras. Se eu der alguma coisa na sua mão, os policiais ali já ficam ligados”, diz ele apontando uma base da Polícia Militar instalada no outro lado da avenida, em frente ao Parque Trianon.
Enquanto isso, uma equipe do museu montava um palco a poucos metros do colchão para uma atração musical. “Agora vou ver um show de graça sem nem sair da minha cama”, diz Thiago. “O vão, como o próprio nome diz, é livre, e deve ser ocupado.”
(
Folha de S. Paulo
, 09.06.2019. Adaptado)
Para as crianças, o vão-livre do Masp representa
A
a liberdade que elas têm para fazer escolhas.
B
a oportunidade de viver com mais dignidade.
C
a preocupação do poder público em relação a elas.
D
a possibilidade de se livrar de um ambiente de opressão.
E
a variedade de opções que a Assistência Social lhes oferece.
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Vão-livre do Masp vira casa para crianças e adultos.
Deitado sobre um colchão, Hippierre Freitas, 34, estica o pescoço para ver as horas. Da sua cama improvisada no meio do vão-livre do Masp, ele avista um dos relógios eletrônicos da avenida Paulista e se situa no horário. “É meu relógio particular”, diz ele, enfiado debaixo de uma pilha de cobertores. O mesmo colchão serve de “habitação” para a vira-lata Maloqueira, a única distração capaz de mobilizar a atenção do grupo de dez meninos, que também têm como casa o espaço entre os famosos pilares vermelhos da construção de Lina Bo Bardi.
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Viver nas ruas para fugir de conflitos familiares não é exclusividade das crianças. Há 13 anos vivendo nas calçadas da Paulista, Thiago Rodrigo Simões, 29, conta que tem casa e família no extremo da zona leste da capital, mas mantém a rotina de alternar duas semanas dormindo no chão do vão-livre do Masp com uma semana em que volta para casa “para tomar banho e trocar de roupa.” Eles aqui na rua são a minha família de verdade, me sinto mais confortável aqui do que na minha casa. Tenho um estilo aventureiro”, diz ele, que divide o colchão com Hippierre e a cachorra.
Sobre a escolha do vão-livre para se instalar, Thiago cita a segurança como principal atrativo. “Aqui tem muitas câmeras. Se eu der alguma coisa na sua mão, os policiais ali já ficam ligados”, diz ele apontando uma base da Polícia Militar instalada no outro lado da avenida, em frente ao Parque Trianon.
Enquanto isso, uma equipe do museu montava um palco a poucos metros do colchão para uma atração musical. “Agora vou ver um show de graça sem nem sair da minha cama”, diz Thiago. “O vão, como o próprio nome diz, é livre, e deve ser ocupado.”
(
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, 09.06.2019. Adaptado)
Para Thiago, o papel da Polícia Militar é
A
proteger as crianças e deixar que elas brinquem à vontade.
B
fiscalizar o Parque Trianon, o que incomoda os frequentadores.
C
acompanhar a montagem do palco para as atrações musicais.
D
monitorar o entorno do museu, ficando atenta a ocorrências suspeitas.
E
garantir que os eventos e as atrações do Masp sejam bem sucedidos.
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Para responder à questão, considere a foto e a legenda.
Concebido para ser aberto para o uso público, o espaço do vão-livre é extensão das ruas e praças da cidade. O vão-livre complementa a transparência do edifício no objetivo de aproximar a arte da vida cotidiana.
(www.institutobardi.com.br. Acessado em 23.06.2019)
Tomando por base a legenda e as frases de Thiago – “Agora vou ver um show sem nem sair da minha cama. O vão, como o próprio nome diz, é livre e deve ser ocupado.” – é correto afirmar que a criação do vão-livre
A
mostra um contraste entre os objetivos da criação do museu e as condições sociais do público do entorno.
B
prova, com a disposição de Thiago em assistir aos shows, que os objetivos de sua construção se concretizaram.
C
defende a ideia de que a arte é para uma elite e não para pessoas marginalizadas.
D
acentua a incompreensão das atividades artísticas pela maior parte das pessoas mais simples.
E
prioriza o projeto arquitetônico e desobriga o museu de oferecer uma programação artística ao cidadão.
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