INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Quem disse que cuidar da saúde mental não é coisa de farmacêutico?
Pensando bem, há muita proximidade entre o cuidado ao paciente, a sua farmacoterapia e o monitoramento farmacoterapêutico com essa profissão. É preciso refletir sobre o assunto na contemporaneidade, dadas as modificações do mundo pós-pandemia, do avanço da tecnologia e do uso excessivo delas para entretenimento, impactando na diminuição dos relacionamentos interpessoais e aumento da busca pelo prazer. O excesso de informações, modismos virtuais, incapacidade de lidar com as frustrações, cobranças excessivas sobre o passado, o presente e o futuro têm proporcionado o aumento da incidência de transtornos mentais como ansiedade, depressão, pânico, deficiência intelectual, entre outras.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Reflexão sobre o farmacêutico e a saúde mental. São João Del Rei-MG, 2023. Adaptado. Imagem: Saúde Mental. Disponível em: http://gg.gg/131zix. Acesso em: 28 jan. 2023.
Sobre o assunto abordado, foram descritas a seguir algumas possibilidades de atuação do farmacêutico na assistência e atenção à saúde do paciente portador de transtornos mentais.
I - Uma política de assistência farmacêutica, no âmbito da saúde mental, com o objetivo de proporcionar o uso racional de psicotrópicos, constitui elemento fundamental para a promoção da saúde e precisa estar disponível à população.
II - Um farmacêutico que coloca em prática ações técnico-assistenciais, compreendidas como Atenção Farmacêutica, orientando o paciente sobre a sua farmacoterapia, a importância da sua adesão ao tratamento e o uso racional de medicamentos colabora para a participação do paciente junto à equipe de saúde e a sua recuperação.
III - No âmbito da saúde mental, compete ao farmacêutico, instruir sobre o uso correto de medicamentos, verificar a efetividade do tratamento, avaliar a possibilidade de eventos adversos e diagnosticar os diversos tipos de transtornos mentais baseando-se nas principais queixas dos pacientes.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
© copyright - todos os direitos reservados | olhonavaga.com.br