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#296220
•
prova:
42982
•
questão 1
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
2012
•
FCC
•
TRT - 6ª Região (PE)
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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No que diz respeito ao ensino religioso na escola pública, o autor mantém-se
A
esquivo, pois arrola tanto argumentos que defendem a obrigatoriedade como o caráter facultativo da implementação desse ensino
B
intransigente, uma vez que enumera uma série de razões morais para que se proíba o Estado de legislar sobre quaisquer matérias religiosas.
C
pragmático, já que na base de sua argumentação contra o ensino religioso na escola pública estão razões de ordem jurídica e econômica.
D
intolerante, dado que deixa de reconhecer, como ateu declarado, o direito que têm as pessoas de decidir sobre essa matéria.
E
prudente, pois evita pronunciar-se a favor da obrigatoriedade desse ensino, lembrando que ele já vem sendo ministrado por muitas entidades.
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#296221
•
prova:
42982
•
questão 2
simulado
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Português
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Interpretação de Textos
2012
•
FCC
•
TRT - 6ª Região (PE)
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Atente para estas afirmações:
I. Ao se declarar um cidadão ao mesmo tempo ateu e liberal, o autor enaltece essa sua dupla condição pessoal valendo-se do exemplo da própria CNBB.
II. A falta de oportunidade para se acessarem mensagens religiosas poderia ser suprida, segundo o autor, pela criação de redes de comunicação voltadas para esse fim.
III. Nos dois últimos parágrafos, o autor mostra não reconhecer nem legitimidade nem prioridade para a implementação do ensino religioso na escola pública.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em
A
I, II e III.
B
I e II, apenas
C
II e III, apenas.
D
I e III, apenas.
E
III, apenas.
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#295983
•
prova:
42982
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questão 3
simulado
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edital
Português
•
Interpretação de Textos
2012
•
FCC
•
TRT - 6ª Região (PE)
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Pode-se inferir, com base numa afirmação do texto, que
A
o ensino religioso demanda profissionais altamente qualificados, que o Estado não teria como contratar.
B
a bancada religiosa, tal como qualificada no último parágrafo, partilha do mesmo radicalismo de Dom Tarcísio Scaramussa.
C
as instituições públicas de ensino devem complementar o que já fazem os templos, a exemplo do que ocorre na cidade de São Paulo.
D
o aprendizado de uma religião não requer instrução tão especializada como a que exigem as ciências exatas.
E
os membros da bancada religiosa, sobretudo os liberais, buscam favorecer o setor privado na implementação do ensino religioso.
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#296222
•
prova:
42982
•
questão 4
simulado
•
prova
•
edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
|
Redação e Reescritura de Texto
2012
•
FCC
•
TRT - 6ª Região (PE)
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente um segmento em:
A
A declaração do prelado vem como crítica
(1º parágrafo) = o pronunciamento do dignitário eclesiástico surge como censura
B
Admitamos, para efeitos de argumentação
(2º parágrafo) = Consignemos, a fim de especulação
C
sejam desde cedo expostos ao ensino religioso
(2º parágrafo) = venham prematuramente a expor-se no ensino clerical
D
onipresentes em rádios
(3º parágrafo) = discriminadas por emissoras de rádio
E
não poderia representar ônus
(5º parágrafo) = implicaria que se acarretasse prejuízo
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#295939
•
prova:
42982
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questão 5
simulado
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edital
Português
•
Interpretação de Textos
|
Redação e Reescritura de Texto
2012
•
FCC
•
TRT - 6ª Região (PE)
•
Analista Judiciário - Área Administrativa
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Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto: O articulista da
Folha de S. Paulo
A
propugna de que tanto o liberalismo quanto o ateísmo podem convergir, para propiciar a questão do ensino público da religião.
B
defende a tese de que não cabe ao Estado, inclusive por razões econômicas, promover o ensino religioso nas escolas públicas.
C
propõe que se estenda à bancada religiosa a decisão de aceitar ou rejeitar, segundo seus interes- ses, o ensino privado da religião.
D
argumenta que no caso do ensino religioso, acatado pelos liberais, não se trata de ser a favor ou contra, mas arguir a real competência.
E
insinua que o ensino público da religião já se faz a contento, por que as emissoras de comunicação intentam-no em grande escala.
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Não cabe aqui julgar se a banca examinadora está correta ou não
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