Segundo Rozestraten, o acidente pode ser visto como um ponto de partida para o estudo da Psicologia do Trânsito. A partir desta referência, analise as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa correta.
I) Considerando o comportamento humano como o principal responsável pelos acidentes, devem-se estudar os processos que podem levar a uma disfunção no sistema homem-veículo-via.
II) Estudos estatísticos dos acidentes e suas causas ou circunstâncias imediatas pouco contribuem para dimensionar a realidade do problema. Se a meta principal é evitar o acidente, cabe estudar os acidentes e também os acidentados.
III) O estudo dos acidentes pode ocorrer em vários níveis, como, por exemplo através de observação in loco ou pelas informações fornecidas pelos Boletins de Ocorrência.
IV) Várias classificações de acidentes e acidentados caracterizam mais as consequências do acidente do que suas causas e circunstâncias.
A partir do Código de Ética Profissional do Psicólogo, analise as afirmativas, depois assinale a alternativa correta.
I) É dever fundamental informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou o beneficiário.
II) Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo deverá registrar todas as informações que dispõe, a fim de contribuir com o cumprimento dos objetivos do trabalho.
III) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de psicologia é um dever fundamental do psicólogo.
IV) É dever do psicólogo zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma da divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas por pessoas idôneas.
“A Política Nacional de Trânsito – PNT (...) é marcada pela preocupação com o fato de que, ao longo de muitos anos, o trânsito foi tratado como uma questão policial e de comportamento individual dos usuários, carecendo de um tratamento no campo da engenharia, da administração do comportamento e da participação social. Em seu conjunto, a PNT busca reverter essa tendência e preconiza que um trânsito calmo e previsível estabelece um ambiente de civilidade e de respeito às leis, mostrando a internalização da norma básica da convivência democrática: todos são iguais perante a lei e, em contrapartida, obedecê-la é dever de todos.” (Anexo da Resolução 314/2009 do Contran).
A fim de promover um trânsito cidadão, seguro e participativo, as campanhas educativas de trânsito devem ser cuidadosamente planejadas, observando-se os seguintes aspectos:
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