Para muitos, os cheiros destravam lembranças que datam da infância. Sentir o perfume da vovó em outra pessoa pode levar você numa viagem no tempo até a casa dela. Os pesquisadores acreditam que isso acontece por causa da proximidade entre determinadas regiões do cérebro e o bulbo olfatório, que transmite as informações do nariz. “O bulbo olfatório fica perto da amígdala, que regula nossas emoções, e do hipocampo, estrutura importante que codifica e recupera lembranças”, esclarece Erika Laukka, de Estocolmo. “As lembranças trazidas pelos cheiros podem ser mais emocionais e profundas do que as provocadas por outros sentidos”.
O Dr. Hummel, de Dresden, acrescenta: “Quem perde o olfato, perde essas lembranças. É como se a chave fosse perdida”.
FIELDS, Lisa. Nosso misterioso olfato. Seleções/Reader’s Digest. Mai. 2021. Rio de Janeiro: Plural Indústria Gráfica. p. 59. (Fragmento).
Considerando que se trata de uma matéria de divulgação científica, é INCORRETO afirmar que
Uma visita indesejada bate à porta. Resolve se instalar, causa uma reviravolta e só vai embora meses depois. Ah, um detalhe: a dona da casa está grávida.
De acordo com o Atlas do Diabetes, da International Diabetes Federation (IDF), estima-se que, em 2021, cerca de 80% dos casos de mães que apresentaram hiperglicemia na gravidez foram decorrentes de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG). No Brasil, a prevalência no Sistema Único de Saúde (SUS) é de aproximadamente 18% das gestações. E a tendência é de aumento dos números. Diagnóstico precoce e tratamento fazem toda a diferença, por isso, ter informação é essencial.
COSTA, Juliana. Que seja doce? Claudia. Ano 61, dez. 2022. São Paulo: Editora Abril. p. 55. (Fragmento adaptado).
A relação entre as informações apresentadas no primeiro e no segundo parágrafos do trecho é
O brado do Ipiranga, a declaração de Independência pelo então príncipe regente Dom Pedro de Alcântara (1798-1834), foi construído historicamente como um dos atos fundadores do Brasil, afirmam os estudiosos do período. Sua representação mais emblemática é o quadro Independência ou morte!, de 4,15 metros (m) por 7,60 m, elaborado entre 1886 e 1888 em Florença, na Itália. Exposto no salão nobre do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-SP), sabe-se hoje que seu autor, Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905), um dos mais famosos pintores brasileiros do final do século XIX, não o concebeu como tentativa de representação fidedigna do ato nem como fantasia desvinculada da realidade.
A pintura expressa não só uma intensa pesquisa sobre a história e a cultura brasileiras, mas também uma marcante influência europeia, observa a historiadora Michelli Scapol Monteiro. Em 2019 e 2020, como parte de seu estágio de pós-doutorado no MP, ela visitou arquivos, bibliotecas e museus de Florença e Paris para identificar as influências artísticas e políticas do quadro e as referências a outras obras e artistas, também chamadas de citações, procedimento comum em pinturas históricas da época. “As citações eram uma forma de o artista mostrar erudição e conhecimento de seus predecessores e contemporâneos”, diz ela. “Serviam para mostrar deferência a pinturas que inspiram a composição de uma tela”.
As citações aparecem geralmente nos gestos de personagens, em detalhes ou na disposição dos elementos de uma cena que se assemelham aos das obras inspiradoras. Costumavam ser esperadas e até valorizadas, por evidenciarem a capacidade de um artista em adaptar um elemento prévio a um novo contexto.
ALBERGARIA, Danilo. As raízes do quadro Independência ou morte! Pesquisa FAPESP. Ano 23, n. 318, ago., 2023. p. 59. (Fragmento adaptado.)
Em relação ao enunciado negritado no primeiro parágrafo, é correto afirmar que a relação de sentido existente entre as expressões “O brado do Ipiranga” e “a declaração de Independência pelo então príncipe regente Dom Pedro de Alcântara (1798-1834)” é expressa pelo trecho
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