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#1521557
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questão 1
simulado
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edital
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Português
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Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
•
FCC
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SEDU-ES
•
Professor - Língua Portuguesa
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Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.
Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes
Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso. Como ocorre em nosso tempo.
O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do “diferente” que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo.
No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.
Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto
.
(Sérgio Rodrigues,
Folha de S. Paulo
, 16/11/2017)
Uma interpretação adequada da construção integral desse texto deve reconhecer que o
A
título dele promove a devida desmoralização das virtudes, que o autor acredita só ser possível mediante o recurso da ponderação.
B
primeiro parágrafo considera que a perplexidade do nosso tempo histórico pode levar-nos a ponderar e agir com prudência diante das instabilidades modernas.
C
segundo parágrafo admite que a selvageria com que são tratados os “diferentes” não sofre qualquer contestação por parte da opinião pública.
D
terceiro parágrafo comprova que hoje já não se aceitam violências que possam lembrar, de algum modo, as que já se praticaram contra certas comunidades.
E
quarto parágrafo acentua a necessidade de se naturalizar, por via das redes sociais, medidas duramente repressivas, para que se faça justiça a quem já foi oprimido.
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Interpretação de Textos
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Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
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Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.
Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes
Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso. Como ocorre em nosso tempo.
O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do “diferente” que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo.
No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.
Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto
.
(Sérgio Rodrigues,
Folha de S. Paulo
, 16/11/2017)
O sentido da
ponderação
anunciada no título e considerada ao longo do texto deve ser entendido, de modo conclusivo, da seguinte forma:
A
os vícios e os preconceitos de outras épocas precisam ser reparados na justa proporção da violência final a que agora fazem jus os que foram violentados.
B
os assédios, o desrespeito e os abusos devem nos fazer refletir sobre a razão de serem naturalizados justamente por aqueles que mais os sofreram.
C
é um premente desafio preservar a reflexão comedida como uma resposta civilizada a violências antigas, que não devem inspirar os lances injustos de uma suposta reparação.
D
há equilíbrio social, a ser preservado em seus valores básicos, quando se considera como natural a justificativa da supressão temporária dos chamados direitos individuais.
E
deve prevalecer sempre a necessidade que têm os setores oprimidos da sociedade de se submeterem ao poder discriminatório e rigoroso de um juiz anônimo.
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Interpretação de Textos
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Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
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Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.
Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes
Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso. Como ocorre em nosso tempo.
O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do “diferente” que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo.
No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.
Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto
.
(Sérgio Rodrigues,
Folha de S. Paulo
, 16/11/2017)
O autor se vale da frase
faz o marinheiro levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso
para figurar, de modo expressivo, a
A
necessária e impetuosa reação nossa diante dos que negam a legitimidade dos valores que resolvemos defender.
B
súbita perplexidade que por vezes nos impede de reagir quando confrontados com forças que consideramos superiores às nossas.
C
rígida defesa dos nossos valores a cada vez que forem contestados pelas pessoas que escolheram valores opostos.
D
conformada aceitação das razões alheias quando se mostrem mais estáveis do que aquelas a que recorremos para justificar nossos atos.
E
moderação que deve pautar nossas reações em situações cujos contornos não se apresentem satisfatoriamente nítidos.
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Português
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Sintaxe
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Concordância Verbal e Concordância Nominal
2022
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Ponderação, a mais desmoralizada das virtudes
Precisamos reabilitar a ponderação, nem que seja apenas como subproduto da perplexidade, aquilo que faz o marinheiro levar o barco devagar sempre que o nevoeiro é denso. Como ocorre em nosso tempo.
O fogo selvagem que inflamou ao longo da história as turbas linchadoras do “diferente” que é visto como ameaça − corporificado em bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos − é hoje condenado por (quase) todo mundo.
No entanto, o mesmo fogo selvagem inflama as turbas linchadoras que se julgam investidas do direito sagrado de vingar bruxas, negros, judeus, homossexuais, loucos, ciganos, gagos etc. Quem acha que o primeiro fogo é ruim e o segundo é bom não entendeu nada.
Representa um inegável avanço civilizatório a exposição, nas redes sociais, de comportamentos opressivos ancestrais que sempre estiveram naturalizados em forma de assédio, desrespeito, piadinhas torpes e preconceitos variados. Ao mesmo tempo, é um claro retrocesso que o avanço se dê à custa da supressão do direito de defesa e do infinito potencial de injustiça contido no poder supremo de um juiz sem rosto
.
(Sérgio Rodrigues,
Folha de S. Paulo
, 16/11/2017)
As normas que regem a concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
A
Deve sobressair entre as reações nossas diante da confusão dos valores modernos o esforço para mantermos uma ponderação mais serena.
B
A violência das turbas preconceituosas e linchadoras devem ser combatidas por todos aqueles que se engajam no aperfeiçoamento da civilização.
C
Costuma corresponder ao mesmo fogo selvagem dos primitivos violentos os atos insanos que nossos contemporâneos cometem contra tudo o que julgam “diferente”.
D
Constituem um dos inegáveis avanços civilizatórios a exposição pública dos preconceitos que corroem a vida em sociedade das chamadas “minorias”.
E
Devem-se à supressão de alguns direitos básicos, como o da defesa, a injustiça que costuma marcar o julgamento das pessoas mais vulneráveis.
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Português
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Interpretação de Textos
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Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
2022
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O colégio de Tia Gracinha
Tia Gracinha, cujo nome ficou no grupo escolar Graça Guardia, de Cachoeiro do Itapemirim, era irmã de minha avó paterna, mas tão mais moça que a tratava de mãe. Tenho do colégio de Tia Gracinha uma recordação em que não sei o que é lembrança mesmo e lembrança de conversa que ouvi menino.
Lembro-me, sobretudo, do pomar e do jardim do colégio, e imagino ver moças de roupas antigas, cuidando das plantas. O colégio era um internato de moças. Elas não aprendiam datilografia nem taquigrafia, pois o tempo era de pouca máquina e nenhuma pressa. Moças não trabalhavam fora. As famílias de Cachoeiro e de muitas outras cidades do Espírito Santo mandavam suas adolescentes para ali; muitas eram filhas de fazendeiros. Recebiam instrução geral, uma espécie de curso primário reforçado, o mais eram prendas domésticas. Trabalhos caseiros e graças especiais: bordados, jardinagem, francês, piano...
A carreira de toda moça era casar, e no colégio de Tia Gracinha elas aprendiam boas maneiras. Levavam depois, p
ara as casas de seus pais e seus maridos, uma porção de noções úteis de higiene e de trabalhos domésticos, e muitas finuras que lhes davam certa superioridade sobre os homens de seu tempo. Pequenas etiquetas que elas iam impondo suavemente, e transmitiam às filhas.
Tudo isto será risível aos olhos das moças de hoje; mas a verdade é que o colégio de Tia Gracinha dava às moças de então a educação de que elas precisavam para viver sua vida. Não apenas o essencial, mas muito mais do que, sendo supérfluo e superior ao ambiente, era por isto mesmo, de certo modo, funcional – pois a função do colégio era uma certa elevação espiritual do meio a que servia. Tia Gracinha era o que bem se podia chamar uma educadora.
(Abril, 1979)
(Adaptado de: BRAGA, Rubem.
Recado de primavera
. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 52-53)
Ao se lembrar do colégio de Tia Gracinha, o cronista ressalta a
A
excelência do ensino nesse estabelecimento, cujas propostas básicas já prefiguravam uma nova filosofia peda- gógica.
B
adequação existente entre as práticas pedagógicas dessa escola e as expectativas conservadoras quanto ao papel social das mulheres.
C
ênfase que era dada, no currículo escolar, às disciplinas que exigiam das estudantes uma visada crítica dos valores da tradição.
D
importância apenas relativa que tinha aquele tipo de educação para o desempenho prático das futuras mães e esposas.
E
permanência entre nós dos valores de uma educação que ajuda a distinguir as diferentes funções sociais dos gêneros.
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